Search
Close this search box.

Acervo

O FUTURO DO MERCADO PET: ELES PODEM VIVER MELHOR E, QUEM SABE, UM DIA, MUITO MAIS

Matéria escrita por:

Compartilhe

Ser uma companhia inovadora é o foco de todo trabalho desenvolvido pela MSD Saúde Animal, não apenas em relação aos seus produtos, mas também naquilo que pode realizar internamente para construir conexões, contribuir com o crescimento individual e coletivo, e impulsionar o mercado.

Nos primeiros meses deste ano, o Instituto Pet Brasil (IPB) divulgou que o faturamento do setor pet cresceu 16,4% em 2022, chegando aos R$ 60,2 bilhões. Já o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) prevê um movimento crescente: 15,8% em 2023; e 15% para 2024. Não é possível falar da ascensão desse segmento sem mencionar a relação com o impacto da inovação e tecnologia do mercado de animais de companhia.

O isolamento social de 2020-2021 levou os tutores a conviver com os animais 24 horas por dia, reforçando os laços e os tornando ainda mais parte da família. Esse estreitamento do carinho e observação de suas necessidades deixou os tutores cada vez mais dispostos a oferecer o melhor em alimentação, saúde e bem-estar. Essa mudança não foi apenas relacionada a nossa relação com os pets dentro de casa, mas também gerou um movimento gigante no mercado. Até empresas que não eram do setor investiram lançando produtos para animais de companhia e, quem já estava, acelerou mais ainda seu negócio. Foi, com certeza, um marco no setor pet. Aqui na MSD Saúde Animal sempre trilhamos o caminho da inovação. A companhia foi a primeira e a única a lançar, por exemplo, uma caneta de insulina para os pets diabéticos, e um antipulgas e carrapatos com proteção de até doze semanas.

Mais do que medicamentos, nos últimos anos apostamos em soluções tecnológicas. No final de 2021, trouxemos uma linha inovadora exclusiva para animais de estimação, a Sure PetCare. São vários os produtos para cães e gatos que mudam o jeito de cuidar dos pets, trazendo monitoramento de dados para mapear seus hábitos e comportamentos ao longo do dia, como por exemplo, quando e quanto comem e a entrada e saída do pet de dentro de casa. A Petnologia, como chamamos a tecnologia atrelada aos cuidados pet, já é realidade.

Em 2020, a MSD Saúde Animal alavancou seu processo de transformação digital e de evolução do seu modelo de negócios com a criação da diretoria de Estratégia e Inovação. Um de seus objetivos é desenvolver novas soluções que atendam aos mais diversos desafios e expectativas de nossos clientes, impactando positivamente a sociedade. E acreditamos que nesses três anos tivemos ótimos resultados e estamos no caminho certo!

Mas, é importante ressaltar que inovação não é apenas relacionado à tecnologia, ou exclusivamente à criação de novos produtos. Vai muito além! Larry Keeley, coautor do livro “Dez Tipos de Inovação”, diz que a tecnologia representa apenas 2% a 5% da equação de uma grande inovação. Curioso, não é? Na verdade, o conceito envolve desde a criação de novos modelos de negócios até a geração e implementação de ideias voltadas à transformação de processos internos. Uma das minhas definições preferidas de Inovação é “fazer algo diferente e que gere um resultado melhor”. Simples como isso. Aqui na MSD Saúde Animal trabalhamos para ser uma companhia inovadora, não somente pelos seus produtos, mas também pelo que podemos realizar internamente para construir conexões, contribuir com o crescimento individual e coletivo e impulsionar o mercado. Tudo isso anda junto.

O mercado pet nunca mais será o mesmo, e que bom! O crescimento amplia a capacidade de inovação das marcas e a tendência é aumentar ainda mais a qualidade de vida dos nossos pets. Todos ganham: economia, tutores e animais! Quem sabe um dia não se descobre como fazer eles viverem por mais 50 anos, não é? Qual é o pai ou mãe de pet que nunca desejou isso? Com a Petnologia espero que não estejamos muito longe de tornar esse sonho real.

Cadastre-se para receber nossos conteúdos, desde as histórias mais populares do dia como matérias da revista impressa.

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.